terça-feira, 19 de abril de 2016

O que aprendi nesses 2 anos ?

   Então, estou de volta, apesar de ainda me recuperando das provas de cálculo III e Física II. Eu estava com um post em mente, mas deixei pra escrever ele no final de semana (as known as today) e ele acabou que não saiu do papel (na verdade nem chegou no papel né?). Ele seria sobre como eu sempre acho que tudo está fora do meu controle e como eu vou me fuder nas matérias e etc, mas, no fim das contas, minhas médias acabam por variar apenas uns 4 pontos (entre as matérias sérias). Mas ninguém quer ouvir sobre isso.

   Então somos levados a outro assunto, que será o assunto de hoje: Eu passei pra equipe de Aerodesign !

   Antes de qualquer coisa vamos contextualizar a situação toda:
   Lá para o ano passado eu era calouro, empolgado, numa cidade completamente desconhecida, estava disposto a me tornar a minha melhor versão possível. Como ninguém me conhecia, eu poderia ser quem eu quisesse.Mas, acabei descobrindo que a tarefa não é tão fácil assim, de qualquer maneira eu consegui sim algum resultado.
   Com toda essa vontade de ser o fodão, eu me vi que eu precisando entrar pra equipe do aerodesign ou baja, afinal é isso que o meu eu melhorado faria. Então obviamente eu me inscrevi no processo seletivo, dei meu melhor, mas infelizmente (ou felizmente, no caso do baja) eu não passei.

Ok.


   Nesse ano, eu percebi melhor que eu não preciso me cobrar tanto e que as pessoas não são tão fodas como elas pareciam. Isso mudou bastante meu posicionamento quanto as coisas. Então eu deixei um pouco de lado a filosofia "Fake it until you make it" (Finja algo até você se tornar aquilo), que tinha muito a ver com o meu esforço excessivo de ser o melhor possível, e passei a adotar "Don't struggle" (Não força), que tem mais a ver com uma postura mais descontraída e uma aceitação maior dos fatos. Se algo não deu/não esta dando certo, então só aceita e segue em frente. Os pontos positivos dessa filosofia são:

- Menos stresse;
- Menos comparações entre você e os outros;
- Melhor aproveitamento do presente;

Enquanto os pontos negativos:

- Se não for tomado um extremo cuidado você se torna uma geleia inerte na vida, apenas fazendo o que for necessário e engolindo os abacaxis que a vida te dá;

Analisando o "Fake until you make it"

Pontos positivos:

- Você não tem medo de tentar algo completamente novo;
- Você consegue resultados que podem ser muito impressionantes;

Pontos negativos:

- Você pode começar a achar que pode (e deve) fazer todas as mudanças agora;
- Você pode se frustrar se não conseguir os resultados;
- Você pode acabar se cobrando demais;
- Você pode acabar falsificando algo eternamente sem realmente "make it";

Obviamente esses não são pontos positivos dessas posturas apenas, dá pra você perceber que eu adicionei um pouco da minha experiência pessoal vivida em cada período nos tópicos.

   Voltando pro Aerodesign, esse ano eu fiz o processo seletivo novamente e apesar de ter menos concorrência (talvez eu tivesse passado mesmo se fosse exatamente a mesma pessoa do ano passado), eu acredito que o fato de eu não estar mais me importando tanto com isso me fez fazer um ótima entrevista. Eu simplesmente fiz o que era pra ter feito: respondi as perguntas.

Como o texto tá muito grande, e eu estou com fome, vamos finalizar com o resumo do que aprendi hoje (na verdade nesse período de dois anos)  .

- As pessoas dão o melhor delas para parecerem que são melhores do que realmente são;
- Para algumas coisas, não importa o quão duro você tente, você não vai conseguir, por exemplo: não importa o quanto você tente você nunca conseguirá estudar a ponto de garantir um 10.
- Quando você ver que as pessoas não são tão consistentes quanto parecem, você vê que é capaz de fazer praticamente tudo.

É isso, au revoir ! (próximo post intercambio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário