terça-feira, 18 de novembro de 2014

No mundo dos outsights: preguiça até de pensar

Já ouviu falar dos famosos "insights" ?
Tal palavra tornou-se "cool" nessa nova era de estrangeirismos, internet, auto-ajuda disfarçada, lek lek, etc.
A propósito, auto-ajuda disfarçada será esculachada abordada daqui a pouco, então não deixa esse cara esquecer !
Voltando aos insights... insights, na maioria das vezes, significa introspecção. Sabe aquele momento em que você esta voltando do bar da igreja, quando de repente uma ideia motherfucker-awesome bate na sua alma e você pensa: "Nossa, mas isso muda tudo, agora serei rico, foda, sociável até emagrecerei... como não pensei nisso antes !". Insight é exatamente isso.

- Pô, legal esse tal de insight, gente boa, mas e daí? você só queria definir o que é insight?

Não porra, deixa eu terminar Não, meu caro.
O que quero dizer é que todos nós gostamos de insights (ou pelo menos eu gosto), então surgiu-se a ideia de "que tal se a gente se apropriar dos insights alheios?" Daí surge a auto-ajuda e seus livros escrotos como: A cabana, O segredo, Quem mexeu no meu queijo (sério), e o caralho a quatro... Tudo bem se você gosta desses livros, não há problema nenhum em ser depressivo tudo o que eu escrevo aqui é minha opinião extremamente pessoal e a sua pode (e talvez deve) ser diferente.  Na verdade verdadeira, diz-se (nessse caso, eu) que esses livros são escrotos porque eles simplesmente não funcionam.

-Mas eu mentalizei uma xícara de café e a lei da atração fez minha mãe fazer café de tarde...
O segredo além de tudo, faz o seu café

Sem comentários né? (talvez com comentários... mas em outro post exclusivo para linchar o segredo)

Não funciona porque as idéias ou os insights que o autor colocou no livro, pelo menos teoricamente, são aqueles que ele teve durante a sua vida e "gentilmente" escreveu em seu livro, OK. O grande problema é que os insights dos outros não fazem efeito em você.
Por mais que seja bacana ler essas obras e pensar em como sua vida vai melhorar, precisa-se enxergar a verdade: dificilmente ela vai. Se os nossos próprios insights muitas vezes não nos trazem melhorias, imagina os da Rhonda Byrne ?
Então (como eu esqueci de falar antes, eu falo agora), esses insights passam a ser chamados de outsights*, que vêm de fora.

Contudo, não vou negar que, apesar de tudo, eu mesmo acesso o maior site de outsights: Papo de Homem. Vai adiantar alguma coisa lê-lo ?  Sim, vai. A casa 56 outsights você aproveita 1,2! mas só se você ligar agora

-Ah ! Então você enche nossa cabeça de ladainha pra depois dizer que você faz exatamente o contrário?

Sim.

É aquele sábio ditado: onde come um, come dois faça o que eu digo, não faça o que eu faço.
Brincadeiras à parte, comece a deixar de lado essa cultura de auto-ajuda disfarçada.


*Para aqueles que não entendem muito de inglês in-sight: para dentro, pessoal; out-sight: para fora, não-pessoal. Provavelmente essa palavra não existe, então aqui está a explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário