domingo, 9 de maio de 2021

A filosofia de Golden Boy: o anime anticapitalista?

  Golden Boy capa

    Golden Boy é cult. Desconhecido, alta qualidade (ao mesmo tempo que tem conteúdos questionáveis). Nos meus dias mais difíceis, Golden Boy é uma das poucas luzes que permanecem acesas no final do túnel.

    Para onde você está indo? Você está vivendo a vida da forma como gostaria?

    O protagonista se chama Kintaro, 25 anos. Ele abandonou a faculdade mais renomada do Japão após finalizar todo o currículo e agora ele viaja pelo país em sua bicicleta para aprender sobre a vida. Quem em sã consciência faria isso?

    Quem largaria uma faculdade basicamente finalizada junto com a perspectiva de se ter uma carreira "dos sonhos"? Quem faria isso para ficar rodando de bicicleta trabalhando em "sub-empregos" aleatórios?

    Mas não se engane, o anime não tem a pretensão de jogar goela abaixo essa filosofia de largar tudo e deixar a vida te levar. Ele apenas quer contar uma história. A cada episódio (são só uns 6 falando nisso) o protagonista está em algum lugar diferente, trabalhando com algo completamente aleatório. Ele só quer aprender. Aprender sobre as atividades de seu trabalho, aprender sobre as pessoas (engraçado como ele largou a faculdade para aprender, fica aqui minha crítica ao ensino superior).

    Ao mesmo tempo que Kintaro é inteligente, ele é um completo idiota (e pervertido). Ao mesmo tempo em que ele é alguém de moral admirável, ele é um ser humano desprezível. Eu não quero ser o Golden Boy... mas eu quero aprender, quero viver e perseguir meus verdadeiros interesses, assim como o Golden Boy.

 

https://ptanime.com/wp-content/uploads/2017/08/Golden-Boy-OVA-Analise-paTV1.jpg 

 

Quando as cortinas se fecham...

    É quando o anime acaba que ele realmente começa seu plano maligno de derrubar o capitalismo. Ele começa na sua mente. Naturalmente começamos a nos questionar: o que estou fazendo com minha vida?  De quem é a mão que segura o volante? Sou realmente eu que estou no controle?

    Eu mesmo passei boa parte da minha vida cedendo o controle ao acaso (ou a outras pessoas): serei um bom aluno, serei um bom filho, serei um bom amigo. Trabalharei em algo que me trará dinheiro e status, serei o melhor, serei admirado. Por quê? Quem quero impressionar?

    No fim essa vida pertencerá a quem? Qual é valor de ser admirado por fazer algo que não gosta? Gradativamente, venho assumindo o controle e a sensação é ótima. Não vou correr atrás de um emprego na minha área de formação se ele não me interessa. Não vou agir de forma passiva para agradar aos outros. Não vou mentir para mim mesmo sobre quem eu sou.

    Continuo tendo vários problemas, claro, mas ao menos esses são meus problemas. Os sacrifícios que faço são meus sacrifícios.

    Golden Boy mostra que a vida pode ser sobre viajar para novos lugares, sobre se conectar com as pessoas, sobre correr atrás de seus desejos reais, sobre ajudar ao próximo (e ser ajudado), sobre criar memórias.

https://instigancia.blogspot.com/
Antes que me esqueça, esse anime é +18 (ou seria +16?)

 

Dizem que é o anime que nos faz querer largar tudo

    Não exatamente. Não é sobre largar tudo, é sobre abraçar tudo (o que realmente importa). Evidentemente, para abrir uma porta é necessário fechar outra. Logo, é preciso largar de lado tudo aquilo que for peso morto na vida para se permitir perseguir quem você realmente é.

    Não é sobre a destinação ou os objetivos, é sobre o caminho onde aprendemos, sorrimos e choramos. A jornada é onde está a vida de fato, não no desfecho.

https://instigancia.blogspot.com/
"Você não sabe de nada, né?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário