quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como pensar

   Eu costumo encarar a navegação descompromissada pela internet como uma perda de tempo, mas, em algumas vezes, eu encontrei algumas jóias que mudariam a minha vida.
   Uma dessas vezes foi há muito tempo atrás: lá estava eu acessando o minilua, quando li um post sobre uma pesquisa (nessa pesquisa eu confio) que mostrava que quando questionadas, pessoas que não sabiam jogar xadrez diziam que se jogassem uma partida contra outra pessoa que também não soubessem xadrez, elas se sairiam melhor.

   Isso pesquisa mostra que a maioria das pessoas se classificam como mais inteligente que a média. O que não é verdade.

Minha vida mudou

   Naquele dia eu senti meu mundo dar uma chacoalhada. Eu era o melhor aluno da sala, então eu era mais inteligente, certo ? Errado, todos tem uma desculpa para pensar que são melhores do que os outros, especiais...
   Então eu trabalhei essa questão na minha mente, eu até lidei bem com isso, na verdade. Agora eu só observava as pessoas. Observava as pessoas que morriam de medo de falar besteira - para não parecerem burros. Vi pessoas que justificavam seu mal rendimento na escola/faculdade com alguma desculpa que seria algo do tipo:
   "Eu tenho facilidade para aprender, mas devido a X eu não consegui Y".
   É claro que nem todas as pessoas se encaixam nesse perfil, mas eu me assusto com a quantidade de vezes que eu ouço isso. O que eu faço em relação a isso ? Sorrio e aceno...

Até que tudo fica paradoxal...

   O problema é que ao sorrir e acenar eu já adoto uma posição de superioridade, mesmo que apenas interiormente. Agora eu percebo algo que 90% das pessoas não percebem, logo sou melhor/mais inteligente que eles. Muito contraditório.
   Ou seja, agora eu voltei a estaca zero: Eu me sinto mais inteligente que os outros porque vejo a todo momento pessoas tentando afirmar seus respectivos egos. Dessa forma eu afirmo o meu ego. Que bosta! eu sou igual a eles!

Certo ou errado ?

   Qual é o lado positivo disso ? Bem, ninguém nunca me disse que eu preciso ser o cara perfeito que não tem que lidar com um ego problemático (também chamado de ego normal). Talvez nem seja possível ser isso, por que se eu buscar atingir esse estágio eu vou estar apenas tentando ser melhor que os outros.
   O outro ponto positivo de me sentir melhor que os outros é que eu posso seguir meus sonhos. Pois pessoas medíocres não realizam meus sonhos (em média).  Então essa é a forma de eu poder sonhar em ser rico, por exemplo.



Então, espero que a ideia tenha sido entendida, eu não vou revisar esse texto porque ninguém visita esse blog mesmo.